Diante do clima pouco amistoso em que se encontra com a diretoria e do contrato perto do fim, Messi pode iniciar neste domingo, contra o Villarreal, a sua última temporada vestindo a camisa do Barcelona. Por incrível que pareça, ainda há, sim, alguns recordes que o craque argentino persegue.

O ge acompanha Barcelona x Villarreal em Tempo Real, neste domingo, às 16h (de Brasília)

São quatro possíveis de serem atingidos até maio. É possível, inclusive, que dois sejam alcançados bem antes disso. Vamos a eles.

 

Jogos oficiais pelo Barcelona (Xavi)

Xavi Hernández é quem detém o recorde, com 767 jogos oficiais. Messi não está distante: tem 731 e precisa, portanto, entrar em campo mais 37 vezes para superá-lo. O argentino ultrapassou esse número em todas as temporadas desde 2007/08. Na melhor das hipóteses, o Barcelona fará 58 jogos em 2020/21. Na pior, 46.

Messi e Xavi juntos no Barcelona: argentino deve superar espanhol em jogos nesta temporada — Foto: Getty Images

Gols em jogos oficiais por um só clube (Pelé)

O atual dono da marca é Pelé, com 643 gols oficiais pelo Santos (embora, numa outra realidade, o astro tenha feito centenas de amistosos e anotado, ao todo, 1.091 gols pelo Peixe). Messi tem 634. Tudo indica que ele tirará esses nove gols de diferença em breve – na temporada passada, por exemplo, o 9º gol do argentino aconteceu em seu 11º jogo, em novembro.

Este é um recorde visto com enorme respeito na Europa. No primeiro dia de 2020, o Barcelona fez um post em que já iniciava a contagem regressiva.

Messi posa ao lado de Pelé na festa da Bola de Ouro Fifa em 2011 — Foto: FRANCK FIFE / AFP

Títulos por um só clube (Giggs)

O maior campeão da história segue sendo Daniel Alves, com 40 títulos (o último foi a Copa América de 2019 com a seleção brasileira). Mas, por um clube só, o posto é do galês Ryan Giggs, com 36 troféus pelo Manchester United entre 1991 e 2013.

Segundo contas do Barcelona, Messi tem 34. Precisaria, portanto, ganhar ao menos dois troféus nesta temporada. O Barcelona disputará Supercopa da Espanha, Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões e Copa do Rei.

Giggs ergue o troféu da Premier League pelo Manchester United em 2008 — Foto: Getty Images

Mais temporadas num só clube (Carles Rexach e Xavi)

Os dois somam 17 temporadas com a camisa do Barcelona. Este recorde será pelo menos igualado por Messi, sendo o único estrangeiro da seleta lista. Rexach jogou entre 1964/65 e 1980/81, enquanto Xavi atuou entre 1998/99 e 2014/15. Messi começou em 2004/05.

Homenagem da torcida do Barcelona na despedida de Xavi, em maio de 2015 — Foto: Getty Images

Alguns recordes que Messi já tem:

  • Maior artilheiro da história do Barcelona (634 gols)
  • Maior artilheiro da história do Campeonato Espanhol (444 gols)
  • Maior artilheiro de uma edição do Campeonato Espanhol (50 gols)
  • Mais hat-tricks (três ou mais gols) na história do Campeonato Espanhol (35)
  • Mais Bolas de Ouro (6)
  • Mais artilharias do Campeonato Espanhol (7)
  • Mais Chuteiras de Ouro (6)

Fonte: G1
Foto: Infoesporte